Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico do PPGFil da UFSCar está estreitamente vinculado ao planejamento estratégico institucional, expresso nos documentos: Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Planejamento Estratégico da Pós-Graduação (https://www.spdi.ufscar.br/planejamento/pdi-mec) - (https://www.propg.ufscar.br/pt-br/institucional/quem-somos/planejamento-estrategico). Não seria possível expor as diretrizes futuras do programa e suas articulações com as da instituição sem recuperar as diretrizes que estiveram em vigor entre 2016-2020 e que nortearam as adequações e as ações do PPGFil no quadriênio em questão. Nesse período, a UFSCar teve como objetivo quatro pontos de atuação:
1. Aperfeiçoar a infraestrutura e o suporte administrativo para promover maior interação entre os Programas de Pós-Graduação da UFSCar impulsionando-os a atingir patamares cada vez maiores de excelência;
2. Criar indicadores de avaliação, monitorização e retroalimentação dos processos acadêmicos e gerenciais dos Programas;
3. Apoiar e investir na qualificação de pesquisadores e discentes dos Programas de Pós-Graduação, na busca da excelência;
4. Ampliar as estratégias de internacionalização dos Programas;
5. Implantar política de informação, comunicação, atividades artístico-culturais e de memória.

Tendo em vista essas diretrizes, o PPGFil estabeleceu quatro OBJETIVOS PRINCIPAIS para os referidos anos, todos cumpridos com êxito:
1. depois de uma série de negociações com a universidade, foi possível ao programa instalar-se em um novo prédio, com toda a estrutura necessária para o exercício das atividades de ensino, pesquisa e extensão, e para sua parte administrativa (tal como exposto no item 1.1). Esse espaço auxilia a integração do programa com outros PPGs, já que conta com um espaço de auditório, com vídeo projetor, microfone e alto-falantes, que é cedido para esses programas, possibilitando aos discentes e docentes do nosso PPG um contato com alunos, pesquisadores e temáticas diversas daquelas de suas pesquisas;
2. o PPGFil concluiu a implementação de todos os seus processos via SEI, melhorando a tramitação dos processos administrativos, agora padronizados com o dos outros PPGs e compatível com o restante da estrutura burocrática da Universidade. Além disso, o programa criou procedimentos de avaliação e recredenciamento de docentes, avaliação anual dos alunos pelo programa com base em relatório de atividades, os quais são usados para avaliação e renovação de bolsas CAPES e CNPq (tal como serão descritos no item 1.4), e instituiu comissão permanente de avaliação, em vigor a partir de 2021. De modo geral, podemos dizer que os critérios aplicados aos docentes estão fundamentados em fatores qualitativos e quantitativos da produção intelectual, e dos discentes, no andamento e aprovação da pesquisa pelo orientador e pelo conselho do curso.
3. deve-se mencionar o estímulo ao treinamento contínuo da técnica em administração de nosso programa, Vanessa Cristina Migliato, fato que resultou na publicação de um artigo na Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG) sobre procedimentos relacionados ao SUCUPIRA;
4. O programa empenhou-se com sucesso na renovação do programa Erasmus Mundus e para a criação de um novo convênio, o FiloRed, que serão descritos mais aprofundadamente no item 3 do presente formulário. Além disso, o programa empenhou-se aderir ao programa CAPES-Print, com ampla divulgação e estimulação para participação de alunos, o que possibilitou, em 2019, a atribuição de duas bolsas (seis meses cada) para discentes do programa. Infelizmente, com a pandemia, o edital de 2020 foi cancelado, impossibilitando candidatura de novos alunos. Soma-se a isso, o esforço de tradução das partes essenciais do site do programa para o inglês e o francês, dando maior visibilidade para o PPGFil. Há também o esforço anual para recrutamento de docentes e discentes vinculados ao Erasmus Mundus, colaborando para uma circulação contínua de pesquisadores estrangeiros em nossa pós-graduação.
5. Finalmente, quanto ao último ponto, deve-se mencionar a captação de bolsistas para a organização do Arquivo Bento Prado Jr. (ainda não concluída). O Arquivo é de fundamental importância para a preservação da memória do nosso PPG.

Do mesmo modo como no quadriênio passado, para o próximo quadriênio o PPGFil conta com um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIRETAMENTE RELACIONADO COM O DA INSTITUIÇÃO (expresso no documento https://www.propg.ufscar.br/pt-br/institucional/quem-somos/planejamento-estrategico). A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFSCar estabeleceu para 2020-2024 sete pontos que são diretamente relevantes para o nosso programa:
1. Aumentar a atratividade dos Programas de Pós-Graduação da UFSCar;
2. Melhorar e ampliar estratégias de internacionalização na pós-graduação;
3. Apoiar Programas de Pós-Graduação que busquem parcerias internacionais, visando interação interdisciplinar diversificada;
4. Implantar sistemas gerenciais administrativos para maior agilidade ao trâmite de processos e modernização da estrutura normativa interna aplicável à pós-graduação;
5. Aprimorar o fluxo dos processos financeiros otimizando o uso de recursos;
6. Modernizar a gestão acadêmica da Pós-Graduação;
7. Acompanhar a autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação;
8. Apoiar a expansão e consolidação da Pós-Graduação da UFSCar.

Tendo em vista esses sete pontos, o PPGFil formulou, para o quadriênio 2021-2024, uma série de DIRETRIZES ESTRATÉGICAS, elaboradas abaixo:
1. AUMENTO DA ATRATIVIDADE DO PPGFIL: entendemos que este aumento envolve múltiplos aspectos, como a melhoria na capacidade de seleção e apoio aos estudantes e pesquisadores, diversificação de experiências formativas – nacionais e internacionais, e avaliações periódicas dos resultados alcançados pelos alunos):
1.1 Meta 1: Divulgar o edital de seleção de ingresso no Mestrado e Doutorado por um período maior ao que havia sido aplicado nas últimas seleções, tendo em vista alcançar o maior número possível de candidatos no país;
1.2 Meta 2: Melhorar a qualidade visual do sítio internet do PPGFil, dando ainda mais visibilidade a editais de seleção de ingresso na Pós-Graduação e de bolsistas PNPD;
1.3 Meta 3: Com ajuda institucional especializada, apresentar editais de seleção de Pós-Graduandos e bolsistas PNPD em português e em inglês (Mesmo contando com a participação de alunos estrangeiros pertencentes ao Programa Erasmus Mundus, o programa entende ser necessário aumentar essa participação com editais bilíngues);
1.4 Meta 4: Aumentar a oferta de experiência dos Pós-Graduandos e bolsistas de PNPD no exterior e de divulgação das pesquisas mediante o aumento de convênios com Programas de Pós-Graduação internacionais e ampliação das redes de pesquisa com grupos no exterior;
1.5 Meta 5: Aumentar a oferta de experiência e divulgação das pesquisas dos Pós-Graduandos e bolsista de PNPD em outros Programas nacionais, mediante o estabelecimento de projetos no quadro do PROCAD, MINTER ou DINTER, quando lançados os editais;
1.6 Meta 6: Promover eventos internos ao Programa para divulgação das experiências acadêmicas nacionais e internacionais de estudantes e pesquisadores;
1.7 Meta 7: Promover eventos de integração entre alunos e egressos, e estimular estes últimos a manter relações de pesquisa com o PPGFil;
1.8 Meta 8: Formação de comissão para levantamento de dados anuais de índice de desistência e atrasos na conclusão do curso entre alunos, e proposição de ações para a diminuição desses números;
1.9 Meta 9: Preservação da memória do PPG com a conclusão da organização do Arquivo Bento Prado Jr., tornando público os documentos catalogados.
2. AMPLIAR A INTERNACIONALIZAÇÃO DO PPGFIL: Além das ações informadas anteriormente nos itens 1.3 e 1.4, e descritas no item 3, para ampliar a participação de estrangeiros como mestrandos, doutorandos e pesquisadores, o programa tem como objetivo a implementação de mais quatro pontos estratégicos quanto à internacionalização:
2.1 Meta 1: Aumentar a participação em editais de professores visitantes, sênior e pesquisadores de alto nível para melhorar o apoio às estratégias de internacionalização;
2.2 Meta 2: Incentivar, por meio de destinação de verba própria do programa, a tradução de artigos científicos de docentes a serem submetidos a revistas acadêmicas estrangeiras;
2.3 Meta 3: Estimular o estabelecimento de parcerias institucionais com docentes e discentes que estejam em missão internacional;
2.4 Meta 4: Melhorar a qualidade da recepção de discentes e pesquisadores estrangeiros no programa, mediante formulação de material com orientações sobre aspectos institucionais e burocráticos durante a permanência no país e avaliação periódica de satisfação e bem-estar do estrangeiro;
2.5 Meta 5: Continuidade da política de afastamentos dos docentes (atualmente são dois por ano por um período de doze meses), com o incentivo para realização de parte ou totalidade das atividades de pesquisa em instituições estrangeiras de reconhecido valor acadêmico.
2.6 Meta 6: Internacionalização crescente da Revista Dois Pontos, com a tradução de artigos para o inglês.
3. MELHORIA DOS MECANISMOS DE AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO:
3.1 Meta 1: Pensar, em conjunto com a Pró-reitoria de Pós-Graduação, em melhorias para os processos autoavaliativos do PPGFil;
3.2 Meta 2: Reavaliações periódicas e aumento da clareza do Programa em relação a questões de sua responsabilidade social;
3.3 Meta 3: Acompanhamento periódico da situação do Programa em relação aos indicadores avaliados pela CAPES e apresentação ao conselho do PPGFil de ações para melhoria desses indicadores.
4. MELHORIA DOS DEMAIS ÍNDICES:
4.1 Meta 1: Continuar a política de treinamento de coordenador e secretária do Programa para melhoria da qualidade administrativa;
4.2 Meta 2: Continuar a estimulação de treinamento de coordenador e secretária do Programa para maior ciência das formas e possibilidades de utilização de recursos financeiros;
4.3 Meta 3: Diálogo contínuo com a Pró-reitoria de Pós-Graduação a fim de manter-se ciente das possibilidades de manutenção da qualidade do PPGFil.
4.4 Meta 4: Melhora da infraestrutura do Programa: com a inauguração, no início de 2021, do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP), do Centro de Educação e Ciências Humanas, acreditamos já ter iniciado essa melhoria, uma vez que o prédio conta com salas para defesa, presencial ou virtual, salas de estudos para pós-graduandos e salas para conferências com isolamento acústico.
4.5 Meta 5: Melhoria da integração dos alunos em estágio docência com os cursos de extensão e ACIEPEs.