Com o professor Axel Cherniavsky da Universidade de Buenos Aires e do CONICET.
MINICURSO DE PESQUISADOR ARGENTINO DIRIGIDO A DOCENTES, DISCENTES (GRADUAÇÃO E PÓS) E PÚBLICO EM GERAL

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar, com a colaboração do projeto de extensão do DFil-UFSCar “Filosofia: perspectivas e contemporaneidade”, convida a tod@s para o Minicurso “La dispersión de la idiotez. Reflexiones sobre el lado oscuro de la inteligência” a ser ministrado pelo professor Axel Cherniavsky da Universidade de Buenos Aires e do CONICET. Ele apresentará uma reflexão sobre a noção clássica de idiotia, que perpassa a história da psiquiatria, assim como uma crítica e proposta de outra acepção, positiva e criadora, sugerida pelo filósofo Gilles Deleuze e por obras literárias como a de Dostoievski.

Datas: 21, 22, 23 e 24 de novembro, das 16h às 18h.

Local: Auditório Luís Nascimento – prédio do Departamento de Filosofia/UFSCar.

INSCRIÇÕES: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScq8X7MzbYJbkOeuAcR6s0wW4B3OpElHItTzC7zsIDwRkCYrw/viewform?usp=sf_link

Resumo em português:
O que é a idiotia? Vamos partir do que se pode denominar “uma imagem clássica da idiotia” que, longe de se limitar a uma época ou a uma disciplina, atravessa e percorre muitas. Essa imagem define a idiotia em geral como uma deficiência intelectual. Apresentaremos uma reflexão crítica tendo como base a filosofia de Gilles Deleuze e obras literárias como Bouvard e Pécuchet, de Flaubert, O Idiota, de Dostoiévski, ou O Som e a Fúria, de Conrad. Graças a elas, mas também graças a exemplos tirados da cultura popular, de filmes e lendas, observaremos que a idiotia (1) não pode ser reduzida a uma falha ou inconveniência intelectual - seja ela estrutural ou um mero deslize -, (2) que, na verdade, ela nem sempre consiste em falta ou privação, mas às vezes em excesso ou abuso e, finalmente, (3) que a idiotice não é nem mesmo necessariamente ruim, o conteúdo de um insulto ou o critério de um julgamento de valor negativo.

Informações adicionais:
- Carga horária total do curso: 10h.
- Certificação por dia de participação, como ouvinte de conferência.
- Certificação do curso total a partir da frequência de 75%.
- O curso integra parte das atividades da Disciplina de Pós-Graduação DIP-051 - Tópicos em Filosofia, Linguagem e Educação – Programas de Pós-Graduação em Filosofia, em Linguística e em Educação da UFSCar.
- Participação dos Grupos de Pesquisa Des-Mutação: Vida, Ciência e Educação” e “NEPPOC - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Poesia e Cultura NEPPOC/CNPq-UFSCar”.