Nota de pesar

O Departamento de Filosofia da UFSCar se despede do Professor Vinicius Berlendis de Figueiredo

O Departamento de Filosofia da UFSCar perdeu, no dia 29 de janeiro de 2025, um de seus mais diletos interlocutores, o Professor Vinicius Berlendis de Figueiredo. Professor titular do Departamento de Filosofia da UFPR, ele foi fundador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da mesma universidade.

Figura muito ativa no cenário da filosofia no Brasil, o Professor Vinícius sempre buscou, com afinco, viabilizar e estimular o debate filosófico de qualidade e excelência, mesmo diante das dificuldades e imposições que a área sofreu e, de algum modo, ainda sofre em solo brasileiro. Sempre estimulando a circulação de ideias, foi fundador da Revista Dois Pontos, uma parceria dos Departamentos de Filosofia da UFPR e da UFSCar.

Vinícius foi diretor da ANPOF, cuja gestão foi marcada pelo XV Encontro, realizado em 2012, em Curitiba (um evento sempre lembrado entre os membros da associação). Foi também coordenador titular da área de Filosofia na Capes, entre 2014 e 2018.

Autor do livro A paixão da igualdade: Uma genealogia do indivíduo moral da França, foi também um grande entusiasta da discussão em torno da filosofia e sua história. Vinicius foi peça fundamental no diálogo sobre a história da filosofia no Brasil e também da filosofia que se pratica e se praticou em nossas terras. Tendo participado intensa e generosamente do debate acerca deste tema, deixava clara a sua preocupação com aquilo que podemos chamar de “Cena” filosófica e seus agentes.

Vinicius era, podemos dizer, um agitador. Entre leitores e leituras, Vinicius deixa dois filhos e muitos amigos, dentre eles os professores do Departamento de Filosofia da UFSCar, no qual sempre teve uma participação que nos é muito cara.

O Departamento de Filosofia da UFSCar perde um amigo querido, uma pessoa generosa e acolhedora, que, de algum modo, sempre nos marcou.